Seja Bem-Vindo !

Obrigado por visitar nosso Blog,
você é muito importante para nós!

Juntos vamos Adquirir novas experiencias!!





terça-feira, 20 de março de 2012

SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE

O sexo na terceira idade convive com as inevitáveis mudanças que fazem parte do envelhecimento do homem e da mulher.
Aceitar este fato é a porta para uma intimidade muito prazerosa, apesar da passagem dos anos.



Principais dúvidas e suas respostas:

1. Como exercer minha sexualidade de forma segura?
R.
A melhor forma de prevenção para todas as DST/AIDS/HEPATITES é usar o
preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais.
2. A terceira idade impede que eu viva minha sexualidade? Por
que tanto preconceito se eu tenho desejo?
R.
O fato de você ter uma idade mais avançada não significa impedimento
para exercer a sexualidade.
O desejo e a vontade de se relacionar devem permanecer e devem ser
exercitados em todas as fases da vida. O preconceito é gerado pela falta de
informação. A sexualidade na 3ª idade, às vezes, é até mais intensa e com
mais qualidade, uma vez que os problemas do cotidiano relacionados à criação
dos filhos, horários de trabalho, muitas vezes, já estão estabilizados.
3. Como usar preservativo se minha ereção já não é mais a mesma?
R.
Uma das soluções para este problema é o uso da camisinha feminina que
pode ser colocada antes da relação sexual não interrompendo o clímax e
proporcionando uma lubrificação adequada à mulher da 3ª idade impedindo
o desconforto da penetração.
4. Como dar prazer à minha companheira se já não tenho relacionamento
sexual com a mesma freqüência?
R.
O exercício da sexualidade não é medido pela quantidade e sim pela
qualidade. Agora você está maduro e mais consciente das necessidades de
sua companheira. O importante é investir no diálogo para saber a melhor
forma de agradá-la, lembrando que a relação sexual começa desde cedo
com palavras carinhosas, estimulantes, carícias preliminares, muito carinho
antes, durante e depois da relação sexual.
Sexo não é sinônimo de penetração. Seja criativo de acordo com suas
necessidades e às de sua companheira.

5. Tenho dificuldades na hora da penetração porque não tenho

lubrificação. O que fazer?
R.
Com a queda hormonal é comum a diminuição da lubrificação, mas isso

não deve ser impedimento para você exercer sua sexualidade. Existem no

mercado algumas marcas de lubrificantes específicos para a relação sexual.
6. Mesmo estando na 3ª idade, eu ainda corro o risco de contrair

uma DST/AIDS/HEPATITES?
R.
Sim, com certeza. Para se adquirir uma dessas doenças basta ter um

relacionamento sexual sem proteção.

Sexo oral, vaginal ou anal, quando praticado, deve ser de forma segura, ou

seja, não ter contato com as secreções sexuais (esperma, secreção vaginal,

sangue). Para maiores informações você deve procurar o COAS
(Centro de

Orientação e Aconselhamento Sorológico)
ou CTA (Centro de Treinamento

em Aids)
de sua cidade.


7. Se eu não tenho relação sexual, eu não preciso me preocupar

com prevenção?
R.
Precisa. Toda mulher e todo homem devem fazer acompanhamento médico

periódico não só para prevenir as DST, mas todas as outras alterações

hormonais pertinentes à idade. Não se esqueça que Hepatites B e C podem

ser contraídas através do contato com o sangue contaminado por estes vírus

(uso de alicates, lâminas de barbear, navalha, tatuagens, piercing,

equipamentos médico-odontológicos não devidamente esterilizados).



Nenhum comentário:

Postar um comentário