Seja Bem-Vindo !

Obrigado por visitar nosso Blog,
você é muito importante para nós!

Juntos vamos Adquirir novas experiencias!!





sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Hoje em dia, muitos idosos fazem questão de manter a sua independência...

Saiba o que se pode fazer para tornar os dias dos idosos ainda mais agradáveis, física e emocionalmente.

Como? Quando os idosos chegam a certa idade, é natural que os filhos pensem logo num local onde terão cuidados 24 horas por dia. No entanto, isso nem sempre é a melhor opção para o idoso.
 Cuidar de um idoso também é falar abertamente com ele para saber quais são as suas vontades e necessidades.
Explore todas as opções, levar o idoso para a sua casa ou para a de outros familiares. Explore todas as opções entre leva-lo para sua casa ou até deixar-lo sozinho.
Viver com a família. Se a escolha recair sobre levá-lo para a sua casa ou então passar temporadas em várias casas de família próxima (alternar entre as casas dos filhos, por exemplo), é importante que fale com o idoso acerca deste plano.
 Enquanto alguns poderão adorar a ideia de poder estar com todos em diferentes alturas, outros poderão sentir que estão a ser “despachados” de um lado para o outro e poderão não sentir-se confortável com as mudanças constantes.  
Não os deixe sentir-se como se tivesse virado um peso para a familia, afinal isso faz parte do ser humano.

Em sua própria casa. Para idosos que preferem continuar a viver nos seus lares, os cuidados mais importantes passam pela segurança em casa.
 Certifique-se que a casa está bem iluminada e que existem luzes de presença para a noite;
 Tenha em conta a disposição dos móveis para assegurar uma fácil mobilidade dos idosos;
Evite a existência de tapetes escorregadios;
Adapte o WC/banheiro com barras de apoio se achar necessário;
Coloque os números de telefone da família, vizinhos e amigos junto ao telefone, escritos em números bem visíveis;
 Veja se na cozinha têm tudo o que precisam à mão, para evitar que o idoso suba para cadeiras ou bancos;
 Faça o mesmo com os restantes armários, colocando o que mais utilizam em prateleiras mais baixas.
Ajuda externa. Por mais independente que seja um idoso, os cuidados gerais que necessitam podem passar por alguma ou até muita ajuda externa.
 Um idoso pode precisar de ajuda para fazer a sua higiene pessoal, para ir às compras e/ou confeccionar as suas refeições, para efectuar a limpeza da casa, para ir ao médico, ver o correio e pagar as contas, entre muitas outras tarefas do dia-a-dia.
 É importante delinear um plano para decidir quem vai fazer o quê e quando, comunicando tudo isto ao idoso para que ele saiba aquilo com que pode contar.
Contrate ajuda externa.
Saúde. Vigiar e cuidar da saúde de um idoso é fundamental.
 Quer tenham ou não alguma doença ou problema de saúde, os idosos devem ser vigiados de perto: assegure-se que fazem uma dieta alimentar equilibrada, que efectuam algum tipo de exercício físico, que bebem muita água e que não descuram a toma dos seus medicamentos diários (neste caso pode adquirir uma caixa divisória que facilita não só a organização dos medicamentos a tomar ao pequeno-almoço, almoço e jantar, mas também o seu controle).

Se houver condições contrate um serviço de Home Care ou faça o curso de CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES DE IDOSOS :




O Home care:


A empresa oferece profissionais capacitados para permanecer 24 horas por dia, auxiliando o idoso nas suas atividades diárias, seja na sua residência, residencial para idoso, casas de repouso ou hospitais.


Cuidados paliativos:
» Focado no paciente, tendo como essência não apenas cuidados físicos mas também necessidades psicológicas e espirituais do paciente.


» Cuidado paliativo objetiva qualidade de vida ao paciente e seus familiares diante de uma enfermidade que ameaça a vida, através da prevenção e alivio de sofrimento, tratamento de dores físicas, psicológicas e espirituais; atenção farmacológica sempre de acordo com prescrição médica.


O cuidador:
O cuidador é capaz de desenvolver ações de ajuda naquilo que estes não podem mais fazer por si só;
Essa pessoa assume a responsabilidade de dar apoio e ajuda para satisfazer às suas necessidades, visando a melhoria da condição de vida.



Vida social. É essencial motivar o idoso para sair de casa e ter algum tipo de vida social – nem que seja ir tomar um chá com as amigas todas as semanas, dar uma pequena caminhada ou até inscrever-se num centro de convívio para idosos.

Sempre que puder, a família também deve estar presente para fazer companhia ao idoso.

A companhia física, o carinho e uma boa conversa é o melhor presente que pode dar a um idoso que, com a sua experiência de vida, tem sempre histórias para contar.

Para além disso, é importante manter o idoso a par das notícias do seu círculo pessoal e até do mundo, para que não sintam que estão a ser esquecidos, simplesmente porque já são “velhos” e “não vão entender”.


Você estara proporcionando a seu idoso uma maior qualidade de vida!

E não se esqueça se não fosse por ele você não estaria aqui...


Só depende de você!!!!!!




O Curso de capacitação para cuidadores de idosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário