Seja Bem-Vindo !

Obrigado por visitar nosso Blog,
você é muito importante para nós!

Juntos vamos Adquirir novas experiencias!!





sábado, 9 de junho de 2012

Como agir em caso de Engasgamento
A situação de engasgamento é frequente no caso das pessoas idosas, muitas vezes por alimentação pouco adaptada, presença de placas dentárias soltas ou por dificuldade em engolir, posições não adequadas durante a alimentação.

O próprio envelhecimento já ocasiona distúrbio de deglutição, por hipotonia esofágica e consequentemente maior possibilidade de engasgar-se.

Trata-se de uma situação que pode colocar a vida da pessoa em risco, podendo provocar morte por asfixia ou pneumonias por aspiração de alimentos.

Como tal necessita de atuação imediata.

Se por acaso houver um engasgo é importante não estimular a pessoa engasgada a empurrar o objecto, é necessário tossir e induzir o vómito.
Em caso de engasgo, não se deve incentivar a empurrar a comida para baixo, mas incentivar o vómito ou a tosse.
Se a pessoa apresentar labios e extremidades com cianose (azulada) é sinal de que o engasgo está impedindo a passagem de ar, podendo conduzir a iminente desmaio ou paragem respiratória.
Age-se inicialmente incentivando a pessoa a tossir.
Se não resultar aplica-se tapotagens (mãos em concha) na região das costas  na altura dos ombros, tomando cuidado com a força aplicada, dobrando a pessoa ligeiramente para a frente.

                    Se a pessoa não conseguir tossir:Colocá-la de pé e posicionar-se por detrás dela;
Pressionar as mãos na altura entre o umbigo e as costelas, comprimindo a parte superior do abdómen contra os pulmões. Isso faz com que o ar seja expulso da região forçando o objecto que obstrui a passagem do ar a sair do local onde está parado.

Se a pessoa continuar engasgada e começar a desfalecer, deite-a no chão e inicie as 5 manobras Heimlich.
Quando a pessoa reagir, coloca-se a pessoa em Posição Lateral de Segurança e aguarda-se a chegada de ambulância para a levar ao hospital, onde deve ser observada
Dicas de prevenção do engasgo:
Prepare os alimentos de acordo com a capacidade de deglutição da pessoa.
Evite alimentos secos durante as refeições, ex. farinha, farofa, bolachas secas etc.
No lugar de oferecer bolachas, pães de consistencia mais dura sozinhos, misture com um pouco de leite, e ofereça com colher.
Acostume o idoso a se alimentar na mesa de refeição, evite alimentá-lo na cama e muito menos deitado.
Pessoa acamada de dificil locomoção coloque apoio em sua costa, elevando seu decúbito, para facilitar sua alimentação.
Nunca deixe-o sozinho, acompanhe as refeições.
Ao oferecer liquidos escolha canecas de plástico com alça, com canudo, não utilize copos de vidro, há risco de quebrar e ferir a pessoa, bem como não ter controle ao levá-lo até a boca.
Se a pessoa usar prótese dentária certifique se estão em condições adequadas, talvez haja necessidade de trocá-la, podem ficar soltas, e também se perceber situação de engasgo retire-a protamente para facilitar o desengasgue.
Pessoas com alimentação por sonda enteral também podem engasgar-se, se não tomar algumas precauções como: elevar o decúbito, passar a dieta de forma mais lenta e ao término aguardar uns 40 minutos para deitá-lo, liquidos aguardar um pouco após a dieta, pode haver sobrecarga estomacal e facilitar o vômito, a regurgitação, o engasgo e até mesmo a saida da sonda.
Alimentação normal estar atenta quanto aos pedaços (carnes e legumes), procurar oferecer carnes cozidas são mais macias e facilitam a mastigação já fragilizada.
Os medicamentos principalmente as cápsulas e comprimidos, oferecê-los um a um com pouco liquido de cada vez e nunca deitado, sempre sentado ou elevado seu decubito, se necessário triturá-los, diluí-los se for possivel e se não alterar seu principio ativo e certifique se engoliu, poque pode ficar na boca.
Pessoas incapazes de alimentar-se sozinhas, ao oferecer os alimentos, utilize colher, e não encha demais, não tenha pressa de terminar logo, sua mastigação é lenta, e não convém encher a boca em demasia.
Da mesma maneira quanto ao liquido, ofereça aos poucos, e tenha muito cuidado.

                  Pessoas com sequelas, demências, alzheimer, com a progressão da doença, convém                  supervisão mais acurada durante a alimentação.

                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário