Seja Bem-Vindo !

Obrigado por visitar nosso Blog,
você é muito importante para nós!

Juntos vamos Adquirir novas experiencias!!





terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Causas dos distúrbios do sono no idoso


  • Problemas médicos com distúrbios de sono secundários: tanto doenças físicas ou psiquiátricas, quanto problemas decorrentes da idade avançada causam desconforto no indivíduo, podendo alterar o seu sono. Podemos citar, por exemplo, a doença de Parkinson, cujos pacientes reclamam de insônia e sonolência excessiva durante o dia. Essas queixas são decorrentes da perturbação da dor, dificuldades ao deitar-se, movimentar-se na cama e ao levantar, além de pesadelos. Dentro dos distúrbios psiquiátricos podemos citar as depressões e demências, que geralmente associam-se com insônia na velhice.
  • Distúrbios primários do sono: esses distúrbios são comuns no idoso, podemos citar por exemplo a apnéia do sono. Obesidade e ronco são duas características comuns nos indivíduos com apnéia do sono.
As pessoas idosas apresentam alterações freqüentes dos ritmos circadianos que são regidos por estímulos externos, tais como a luz, hora das refeições e do dia. Os idosos, por terem maior probabilidade de apresentarem deficiência visual, auditiva e ainda viverem isolados do ambiente social, podem ter uma diminuição na percepção dos estímulos externos, o que leva a uma dessincronização interna. Os pacientes com tais distúrbios reclamam de sonolência em excesso no início da tarde e antecipação do despertar pela manhã, pois o seu ritmo está avançado quando comparado ao relógio biológico padrão. Esse fato explica o porquê dos idosos, com freqüência, irem para cama e acordarem mais cedo.

  • Problemas farmacológicos: a porcentagem estimada de idosos que fazem uso de uma medicação ou mais de uma, ao mesmo tempo, é de 90%. Como efeito colateral do uso de tais medicações, surgem os distúrbios do sono, como a insônia ou sonolência excessiva durante o dia. O aumento da incidência de efeitos colaterais, de medicações, nos idosos; está diretamente relacionada à dose administrada. Além dos hipnóticos, o idoso abusa freqüentemente do álcool. É verdade que o álcool inicialmente promova o sono, porém, em doses maiores excita e intoxica, passando a causar acordares precoces.
  • Problemas psicológicos e sociais: as mudanças no meio social, a falta do que fazer, leva muitos idosos a tirarem uma "soneca" durante o dia. Esses cochilos podem ser interpretados como uma distribuição do tempo total de sono pelo período de 24 horas. Mas, dessincronizam a estrutura do sono grupado, perdendo funções muito nobres, diminuindo a capacidade ao trabalho em geral.
O isolamento, o calor excessivo, viver em dificuldades financeiras, além de vários fatores comportamentais relacionados à idade, incluindo redução da atividade física, redução à exposição à luz do dia podem prejudicar o sono do idoso.

  • Aspectos importantes na prescrição de hipnóticos para pacientes idosos: a prescrição de hipnóticos deve se limitar a períodos de estresse significativo, observando a dose específica para o caso. Iniciar com doses pequenas, o tempo de uso do medicamento deve ser limitado, a resposta ao medicamento deve ser revista com base nos efeitos colaterais, ter como propósito o encerramento da medicação após um curto espaço de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário