Seja Bem-Vindo !

Obrigado por visitar nosso Blog,
você é muito importante para nós!

Juntos vamos Adquirir novas experiencias!!





domingo, 29 de abril de 2012

Idoso com jeito de deprimido?


Pode ser pneumonia...


Por que os idosos sofrem mais com a doença?

A pneumonia nesta população tem maior prevalência porque são indivíduos em idade avançada e que têm outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão arterial e doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outras, que prejudicam sua imunidade e tornam a pneumonia ainda mais grave.

Desconhecer os efeitos da pneumonia é preocupante - porque se não for tratada corretamente, a doença pode agravar e levar à morte.

Os idosos assim como as crianças são mais sensíveis a essa doença.

Somente entre 2000 e 2007, o número de internações relacionadas à pneumonia no Brasil aumentou 15% em idosos - com faixa etária entre 70 e 79 anos - e 45% entre os maiores de 80.

A incidência de internação por causa da doença em adultos com mais de 50 anos também aumentou em 13% neste período.

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMEDIO.

A doença e o tratamento

A pneumonia é um processo inflamatório do tecido pulmonar, mais especificamente uma inflamação dos alvéolos causada por agentes infecciosos – fungos, vírus e bactérias (forma mais comum de contaminação).

Ela pode ser transmitida pelo ar, pelo contato com pessoas doentes e em hospitais. A gripe também pode ser um fator predisponente para a doença.

O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação do histórico clínico do paciente, exame físico e Raios-X do tórax.

"O tratamento da pneumonia depende muito do agente causador e do local onde foi adquirida. Por exemplo, se foi na comunidade, terá tratamento mais fácil. Já os casos de hospital ou asilos, que são lugares em que os agentes são mais nocivos, os tratamentos precisam ser mais severos".

O tratamento da pneumonia visa combater o agente causador. Se for causada por bactéria, ele é feito, principalmente, com o uso de antibióticos. Além deste específico, outros remédios também podem ser usados para aliviar os sintomas. Em casos de pneumonia por fungo (mais rara e mais grave), são usados os antifúngicos.

Sintomas em idosos

É preciso ficar muito atento aos sintomas da pneumonia em idosos.

Diferentemente dos jovens – que apresentam febre alta, tosse e dor torácica –, em pessoas mais velhas os sintomas clássicos são confusão mental, apatia e perda de apetite.

Tosse e dores no peito acontecem em menor grau, e mais da metade dos casos não apresenta febre.

"O idoso fica com um ar de deprimido e por isso o diagnóstico da doença é muitas vezes negligenciado pela família ou pelo cuidador"

Como evitar?

Duas medidas principais podem ser tomadas para evitar a pneumonia:

·         Garantir condições gerais de higiene pessoal, em roupas e no ambiente.

·         Estar com a vacinação em dia.

As vacinas obrigatórias para o idoso incluem a da gripe e a da pneumonia (contra a bactéria do pneumococo).

"Em meses mais frios, o número de casos da doença aumenta até 30%. Nesses períodos é bom evitar aglomerações em lugares fechados e se manter hidratado"


Nenhum comentário:

Postar um comentário