Seja Bem-Vindo !

Obrigado por visitar nosso Blog,
você é muito importante para nós!

Juntos vamos Adquirir novas experiencias!!





segunda-feira, 30 de abril de 2012

DEPRESSÃO - JOANA DE ANGÊLIS


DEPRESSÃO
Joanna de angelis / Divaldo Pereira Franco
Mensagem extraída da obra Receitas de Paz


A depressão tem a sua gênese no espírito, que reencarna com alta dose de culpa, quando renteando no processo da evolução sob fatores negativos que lhe assinalam a marcha e de que não se resolveu por liberar-se em definitivo. Com a consciência culpada, sofrendo os gravames que lhe dilaceram a alegria íntima, imprime nas células os elementos que as desconectam, propiciando, em largo prazo, o desencadeamento dessa psicose que domina uma centena de milhões de criaturas na atualidade. Se desejarmos examinar as causas psicológicas, genéticas e orgânicas, bem estudadas pelas ciências que se encarregam de penetrar o problema, temos que levar em conta o espírito imortal, gerador dos quadros emocionais e físicos de que necessita, para crescer na direção de Deus.

A depressão instala-se, a pouco e pouco, porque as correntes psíquicas desconexas que a desencadeiam, desarticulam, vagarosamente, o equilíbrio mental.

Quando irrompe, exteriorizando-se, dominadora, suas raízes estão fixadas nos painéis da alma rebelde ou receosa de prosseguir nos compromissos redentores abraçados. Face as suas cáusticas manifestações, a terapia de emergência faz-se omprescindível, embora, os métodos acadêmicos vigente, pura e simplesmente, não sejam suficientes para erradicá-la. Permanecendo as ocorrências psicossociais, sócio-econômicas, psico-afetivas, que produzem a ansiedade, certamente se repetirão os distúrbios no comportamento do indivíduo conduzindo a novos estados depressivos.

Abre-te ao amor e combaterás as ocorrências depressivas, movimentando-te em paz na área da afetividade com o pensamento em Deus.

Evita a hora vazia e resguarda-te da sofreguidão pelo excesso de trabalho. Adestra-te, mentalmente, na resignação diante do que te ocorra de desagradável e não possas mudar.
Quando sitiado pela idéia depressiva alarga o campo de raciocínio e combate o pensamento pessimista. Açodado pelas reminiscências perniciosas, de contornos imprecisos, sobrepõe as aspirações da luta e age, vencendo o cansaço.

Quem se habilita na ação bem conduzida e dirige o raciocínio com equilíbrio, não tomba nas redes bem urdidas da depressão. Toda vez que uma idéia prejudicial intentar espraiar-se nas telas do pensamento obnubilando-te a razão, recorre à prece e a polivalência de conceitos, impedindo-lhe a fixação.

Agradecendo a Deus a benção do renascimento na carne, conscientiza-te da sua utilidade e significação superior, combatendo os receios do passado espiritual, os mecanis mos inconscientes de culpa, e produze com alegria. Recebendo ou não tratamento especializado sob a orientação de algum facultativo, aprofunda a terapia espiritual e reage, compreendendo que todos os males que infelicitam o homem procedem do espírito que ele é, no qual se encontram estruturadas as conquistas e as quedas, no largo mecanismo da evolução inevitável.




 


 

domingo, 29 de abril de 2012

Idoso com jeito de deprimido?


Pode ser pneumonia...


Por que os idosos sofrem mais com a doença?

A pneumonia nesta população tem maior prevalência porque são indivíduos em idade avançada e que têm outras doenças associadas, como diabetes, hipertensão arterial e doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outras, que prejudicam sua imunidade e tornam a pneumonia ainda mais grave.

Desconhecer os efeitos da pneumonia é preocupante - porque se não for tratada corretamente, a doença pode agravar e levar à morte.

Os idosos assim como as crianças são mais sensíveis a essa doença.

Somente entre 2000 e 2007, o número de internações relacionadas à pneumonia no Brasil aumentou 15% em idosos - com faixa etária entre 70 e 79 anos - e 45% entre os maiores de 80.

A incidência de internação por causa da doença em adultos com mais de 50 anos também aumentou em 13% neste período.

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMEDIO.

A doença e o tratamento

A pneumonia é um processo inflamatório do tecido pulmonar, mais especificamente uma inflamação dos alvéolos causada por agentes infecciosos – fungos, vírus e bactérias (forma mais comum de contaminação).

Ela pode ser transmitida pelo ar, pelo contato com pessoas doentes e em hospitais. A gripe também pode ser um fator predisponente para a doença.

O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação do histórico clínico do paciente, exame físico e Raios-X do tórax.

"O tratamento da pneumonia depende muito do agente causador e do local onde foi adquirida. Por exemplo, se foi na comunidade, terá tratamento mais fácil. Já os casos de hospital ou asilos, que são lugares em que os agentes são mais nocivos, os tratamentos precisam ser mais severos".

O tratamento da pneumonia visa combater o agente causador. Se for causada por bactéria, ele é feito, principalmente, com o uso de antibióticos. Além deste específico, outros remédios também podem ser usados para aliviar os sintomas. Em casos de pneumonia por fungo (mais rara e mais grave), são usados os antifúngicos.

Sintomas em idosos

É preciso ficar muito atento aos sintomas da pneumonia em idosos.

Diferentemente dos jovens – que apresentam febre alta, tosse e dor torácica –, em pessoas mais velhas os sintomas clássicos são confusão mental, apatia e perda de apetite.

Tosse e dores no peito acontecem em menor grau, e mais da metade dos casos não apresenta febre.

"O idoso fica com um ar de deprimido e por isso o diagnóstico da doença é muitas vezes negligenciado pela família ou pelo cuidador"

Como evitar?

Duas medidas principais podem ser tomadas para evitar a pneumonia:

·         Garantir condições gerais de higiene pessoal, em roupas e no ambiente.

·         Estar com a vacinação em dia.

As vacinas obrigatórias para o idoso incluem a da gripe e a da pneumonia (contra a bactéria do pneumococo).

"Em meses mais frios, o número de casos da doença aumenta até 30%. Nesses períodos é bom evitar aglomerações em lugares fechados e se manter hidratado"


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Acidente Vascular Cerebral "AVC" Você sabe oque é isso ?


O acidente vascular cerebral (AVC) é provocado por uma alteração na circulação do sangue no cérebro, tendo como consequência uma perda rápida da função neurológica provocado pelo entupimento ou ruptura de uma veia ou artéria.


Tipos de AVC

O AVC isquémico é o mais frequente. É provocado pela presença de um coágulo de sangue ou trombo numa artéria, impedindo o sangue de passar (isquémia). Deixa de haver irrigação na parte do cérebro que era abrangida por esta artéria deixando de funcionar devido à morte das células.

O acidente isquémico transitório (AIT) é caracterizado por isquémia temporária assim como as sequelas (alterações) das lesões. A obstrução da artéria não é total pelo que o sangue circula em menor quantidade. Doentes com de AIT constituem um grupo de risco para desenvolver AVC.

No AVC hemorrágico há ruptura da parede da artéria e o sangue começa a espalhar-se nessa zona.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas surgem de forma repentina.

- Dor de cabeça intensa

- Dificuldade em falar, ler, escrever e em se equilibrar.

- Diminuição ou perda da força muscular ou sensação de formigueiro na cara, braço ou perna.

- Perda da visão em um ou ambos os olhos

- Náuseas e vómitos

Prevenção

O melhor tratamento para qualquer doença é a prevenção. Nesta doença devem ser identificados e tratados os fatores de risco.

Fatores de risco

Estes fatores são a hipertensão arterial não controlada, trombose, diabetes melitus, arritmias cardíacas, doenças reumatológicas, tabaco, idade, colesterol, consumo excessivo de álcool, obesidade e pílula. Até aproximadamente aos 50 anos os homens têm maior risco, a partir desta idade iguala para ambos os sexos. Os idosos têm maior probabilidade de sofrer AVC.

O AVC causa dependência e alterações da vida do doente e família, pelo que a prevenção através da alteração dos hábitos de risco é o melhor tratamento.

Diagnóstico

O médico avalia o doente pedindo a este para realizar três tarefas.

A primeira é sorrir para observar se alguma das faces está paralisada.

Pede também para levantar os braços ao mesmo tempo e mantê-los. Se algum descair um pouco também pode ser sinal de AVC.

Na terceira pede para este repetir uma frase. Se o doente não consegue pode ser outro indício de AVC.

Tratamento

Sempre que houver suspeita de AVC o doente deve ser enviado de imediato ao hospital. O fator tempo interfere na escolha e eficácia do tratamento.

No AVC isquêmico é administrado medicamentos trombolíticos para desfazer o coágulo sanguíneo e reverter ao máximo possível a isquemia.

No hemorrágico se a hemorragia for pequena o organismo absorve o sangue. Se for extensa esta pode ser drenada, consoante o local onde se encontra. Em outros casos devido à quantidade de sangue e localização, não se pode atuar.

Se o doente fazia medicamentos que interferem na coagulação, como o varfine, estes devem ser suspensos.

Evolução/reabilitação

A evolução e reabilitação dependem das características do AVC, da zona atingida, do tempo de atuação e do apoio que o doente tiver.

Nos AIT a pessoa recupera sem sequelas.

No AVC o doente pode ficar com paralisia, disartria (alteração na articulação das palavras), afasia (sem falar), alteração na compreensão, sentidos e memória. Aquando da alta o médico avalia a necessidade do doente realizar fisioterapia para promover ao máximo a recuperação motora e da fala.

Poderá ser necessário aconselhamento da dentista na alimentação se o doente ficar com dificuldade em engolir


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Quem nunca teve problemas com memória?


Como anda a sua memória?

Está lembrando bem as coisas do dia-a-dia ou sempre anda esquecido e no mundo da lua?

O cérebro funciona como um músculo do corpo e para ficar em forma é importante exercitá-lo diariamente, pois se não ele vai ficando atrofiado.
1. Boa alimentação. Item fundamental também para o cérebro e especialmente para a memória. Procure ter uma dieta balanceada e rica em vitaminas que são importantes para o metabolismo dos neurotransmissores.

2. Exercite sua memória com jogos como caça palavras, xadrez e sudoku.

3. Tome bastante água durante o dia.

4. Alimentos com vitamina B12 (frutos do mar), vitamina C (laranja) e vitamina B15 (arroz) ajudam a manter uma boa memória, especialmente os com vitamina B12.

5. Não tome remédios que dizem ser milagrosos para a memória. Isso (infelizmente) não existe.

6. Exercícios físicos ajudam a melhorar a capacidade respiratória e por isso oxigenam melhor para o fluxo sanguíneo para o cérebro.
7. Medite. Além de aumentar a percepção, é na meditação que o cérebro se acalma.

8. Não fique lembrando fatos traumáticos. Eles podem prejudicar e preocupar na hora de trabalhar a memória.

9. Não ingira bebidas alcoólicas, pois o álcool pode afetar a memória irreversivelmente.

10. O sono é um item muito importante para uma boa memória e atenção. Pelo menos 8 horas por noite é o ideal.

terça-feira, 3 de abril de 2012

MENSAGEM DE UM IDOSO 
* Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me... 
 
* Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me...
 
* Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência...
 
* Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor não se irrite, tentei fazer o melhor que pude...
 
* Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só...
 
* Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário...
 
* Se lhe contei pela terceira vez a mesma "história" num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me...
 
* Se me comporto como criança, cerque-me de carinho...
 
* Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me na preparação para o adeus...
 
* Se estou doente e sou um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade...
 
A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor...
Um pouco...
Do muito que te dei um dia !!!